Cifra Club

As melhores músicas para tocar voz e violão

Confira uma seleção de músicas para tocar voz e violão e arrasar nas suas apresentações, seja para amigos ou em eventos!

Você está em dúvida sobre o que tocar em apresentações ou quer algumas ideias e referências para turbinar seu repertório? Fique por aqui, pois vamos listar as melhores músicas para tocar voz e violão!

Muitos artistas fazem apresentações voz e violão, e ter um boa setlist é essencial para conseguir cativar o público, seja em shows no barzinho ou em eventos.

Aprenda 10 músicas para tocar voz e violão

A seguir, enumeramos dez canções para voz e violão acústico, nacionais e internacionais, e de diversos gêneros! Aqui estão algumas faixas da nossa lista que você vai conferir:

  • Gostava Tanto De Você
  • Wonderwall
  • Burguesinha
  • Boate Azul
  • Have You Ever Seen The Rain
  • Whisky A Go Go
  • E muito mais!

1. Gostava Tanto De Você – Tim Maia

A primeira música voz e violão da nossa lista é Gostava Tanto De Você. Para tocá-la do início ao fim, é preciso saber somente uma levada.

Os acordes são apenas 4: A7M, Bm7, C#m7 e E7(4/9), e dentre eles, 3 são pestanas. Veja mais detalhes na vídeo aula abaixo:

2. Wonderwall – Oasis

Antes de tocar Wonderwall, lembre-se de posicionar o capotraste na segunda casa, para subir um tom.

São sete acordes no total e a levada conta com variações, então estude a primeira parte, pré-refrão e refrão, separadamente.

3. Burguesinha – Seu Jorge

Em Burguesinha, é importante pegar a técnica de abafar as cordas com a mão esquerda (ou direita, para canhotos). Isso ajudará a tocar a levada com mais balanço.

Os acordes são 5, e dentre eles temos 2 pestanas (Bm7 e C#m7). O shape E7(9) pode ser mais complicado, dependendo de sua experiência. Caso prefira, use a ferramenta de variar acorde.

4. Boate Azul – Bruno e Marrone

Uma canção clássica em voz e violão nos barzinhos sertanejos é Boate Azul. Os solos da música aparecem na introdução e após o primeiro refrão; para executá-los, pratique as técnicas de ligados e o slide.

A levada mantém um padrão, mas conta com variações no final do refrão. Ao todo, temos 9 acordes, e apenas uma pestana entre eles (F), na primeira casa.

5. Have You Ever Seen The Rain – Creedence Clearwater Revival

Os pontos de atenção de Have You Ever Seen The Rain estão nas frases, que aparecem entre os acordes. A levada é padrão, com batidas alternadas e alguns toques abafados, mas preste atenção nos momentos em que ela será tocada dividida.

Quanto aos acordes, eles não exigem grandes dificuldades. E embora Am/G e G11/B não sejam tão habituais, não são complicados!

6. Whisky A Go Go – Roupa Nova

Para tocar a Whisky A Go Go é preciso posicionar o capotraste na terceira casa, para subir um tom e meio. Nessa canção há um padrão que vai seguir praticamente na música toda, variando apenas de acordo com a posição de cada shape.

Pratique a levada e já será um grande passo! Os acordes são 6, com 2 pestanas, e não se esqueça de treinar as técnicas do solo final!

7. Eu Te Devoro – Djavan

Dentre as melhores músicas voz e violão, temos Eu Te Devoro, que conta com 10 acordes. Alguns deles podem exigir maior dificuldade, dependendo da sua experiência, como: A7(4/9) e B9/A.

A levada é tocada puxando as cordas e com batidas para abafar o som. Confira a tablatura, treine quantas repetições precisar, e assista a explicação completa na vídeo aula abaixo para saber mais:

8. Será – Legião Urbana

Para quem curte as canções voz e violão antigas, Será é uma boa pedida! Durante toda a música, o ritmo é o mesmo, serão: duas batidas para baixo, duas batidas para cima, e duas batidas alternadas.

Na introdução há um pequeno solo, treine repetições e logo estará tirando de letra. Os acordes são 8, com uma pestana entre eles (F), na primeira casa.

9. Malandragem – Cássia Eller

O ritmo de Malandragem conta com algumas nuances, como batidas abafadas e variações entre as estrofes. 

No meio da canção há um solo, que pode ser dividido em duas partes, e para tocá-lo você precisa saber as técnicas de bend, slide e hammer on.

Além disso, essa é uma boa oportunidade para praticar pestanas, pois todos os 6 acordes estão nessa forma.

10. Evidências – Chitãozinho e Xororó

Um grande hino da música brasileira, Evidências certamente é uma faixa que não pode faltar em seu repertório de voz e violão sertanejo.

Aqui temos um grande número de acordes, ao todo são 25, alguns mais simples, como A, e outros mais complexos, como E/G#.

Reserve um tempo para estudar cada parte com atenção, e também o solo, que exige técnicas preciosas.

Aprenda as músicas mais tocadas no violão

Então, curtiu essa seleção de músicas para tocar voz e violão? Essas são boas referências de artistas e estilos musicais que te ajudarão a arrasar em suas apresentações. E não se esqueça de adicionar hits do momento, afinal, é sempre bom mostrar que sabe as tendências!

Por isso, confira também nossa lista de músicas mais tocadas entre os violonistas e amplie ainda mais seu repertório. Bons estudos, e até a próxima!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK